MENU

domingo, 9 de junho de 2019

O QUE ROLOU #7 (GP do Canadá)

Ao contrário do último grande prêmio a prova de hoje do Canadá rendeu muitas emoções e o melhor: dentro e fora das pistas. As histórias foram muitas e você confere as melhores (e seus desdobramentos) agora no resumo da sétima etapa do campeonato.

  • UMA QUASE REDENÇÃO 
Sebastian Vettel vinha fazendo um grande prêmio impecável, mostrando para seus críticos que podia sim voltar a pilotar em grande nível, é claro que a pista do circuito Gilles Villeneuve deu um empurrãozinho na história, que parecia perfeita para a Ferrari. Mas, na volta 48 o alemão se atrapalhou e voltou para a pista de maneira desajeitada, atrapalhando seu principal rival, Lewis Hamilton. Os comissários julgaram a manobra perigosa e aplicaram uma punição de cinco segundos para a Ferrari de Vettel. Confira o momento abaixo: 


É claro que Vettel e muita gente que assistia a corrida não aceitou bem a punição para um lance um tanto quanto interpretativo. Ao final da prova, o alemão se recusou a colocar seu carro na segunda posição e foi direto para o motorhome da Ferrari, se recusando, em um primeiro momento, a participar da cerimônia do pódio.
Mais calmo, ou obrigado mesmo a participar das entregas de troféus, Vettel retornou para o pitlane visivelmente contrariado e protagonizou uma cena icônica (para dizer o minimo), trocou as placas de primeiro e segundo lugar. Melhor do que falar é mostrar, fiquem com essa cena MA-RA-VI-LHO-SA.



No fim, Vettel recebeu o troféu de segundo lugar e nas entrevistas pós-pódio pediu que o público não vaiasse Lewis Hamilton ou a Mercedes, mas sim a FIA que havia tomado uma decisão equivocada.
A Ferrari entrou com um recurso pedindo a anulação da punição aplicada e pedindo a declaração de vitória, se conhecemos bem a Federação Internacional de Automobilismo a tentativa da equipe italiana não vai dar em nada, mas é esperar para ver.
Sebastian Vettel, ainda foi eleito o piloto do dia pelo público. Na internet, a opinião não era muito diferente da do alemão e nomes como Nigel Mansel e Mario Andretti vieram a público em seus perfis no Twitter para protestar contra a punição recebida. Confira:




  • VANTAGEM LARGA 
Lewis Hamilton viveu um dia atípico no Canadá, o inglês que venceu sete vezes a prova canadense, se tornando assim o maior vencedor de todos os tempos enfrentou problemas com a sua Mercedes antes mesmo da corrida começar, o carro foi desmontado duas vezes com a suspeita de um problema hidráulico.
Com a bandeira verde, Hamilton lutou da metade para o fim firme com Sebastian Vettel para o lugar mais alto do pódio, entretanto a vitória só veio mesmo por conta da punição da FIA para o alemão.
Apesar de visivelmente constrangido com a situação e com as diversas vaias que recebeu no pódio, Hamilton tem motivos de sobra para sair com um sorrisão do Canadá, com cinco vitórias em sete provas no bolso o dono carro 44 dispara na frente no campeonato, deixando para trás os dois pilotos Ferrari e seu companheiro de equipe Valtteri Bottas. Confira a classificação do campeonato.
Lewis Hamilton dispara na frente e a 62 pontos do seu principal rival (FOTO: Reprodução/ Twitter F1)
  • DE VOLTA AO JOGO
Quem também fez uma prova no Canadá foi Daniel Ricciardo. O australiano se mostrou forte durante o fim de semana inteiro, conquistando um incrível quarto lugar na classificação de sábado. 
Hoje, Daniel segurou com classe Valtteri Bottas durante boas voltas, fazendo e defendendo ultrapassagens do jeitinho que já conhecemos e adoramos. 
Foi no Grande Prêmio do Canadá que Ricciardo marcou seu milésimo ponto na Fórmula 1, entrando para o clube seleto de 12 pilotos que conseguiram alcançar esse feito. Que venha muito mais pontos e que a Renault possa participar mais das lutas com o pelotão da frente. Boa, Daniel!



  •  GOSTAMOS: 
Dos primeiros pontos de Lande Stroll: o canadense enfrentou alguns problemas durante o fim de semana, mas hoje fez uma prova muito boa, conquistando assim os dois primeiros pontos da temporada. 
Da recuperação de Vertappen: Depois de ser prejudicado pelo acidente de Kevin Magnussen no instantes finais do Q2, Max Verstappen fez uma boa prova saindo em nono e terminando em quinto, um bom resultado, principalmente levando em conta que o motor Honda não rendeu muito no Canadá. 
  • NÃO GOSTAMOS 
Do desempenho ruim da McLaren: Apesar de conseguir colocar os dois carros no Q3 no sábado, o domingo não foi muito feliz para a equipe inglesa. Norris abandonou a prova logo no início com um problema até agora inexplicável em sua suspensão traseira e Carlos Sainz fez uma prova bem discreta, que terminou fora da zona de pontuação. Com isso, a equipe está apenas dois pontos a frente da Renault que parece ter empolgado e está com toda certeza de olho na quarta posição do campeonato de construtores. 
Haas e Alfa Romeo não empolgam: As duas equipe também passaram o fim de semana em branco e não conseguiram um bom rendimento no Canadá, com o mau resultado também foram ultrapassadas pela equipe francesa no mundial de construtores. 
Da pilotagem de Bottas: Valtteri Bottas não conseguiu repetir o bom desempenho no circuito Gilles Villeneuve dos últimos anos e terminou na discreta quarta posição, errando no sábado, levando sufoco de Nico Hulkemberg, Daniel Ricciardo e Max Verstappen e não conseguindo se aproximar de Charles Leclerc, para quem está querendo lutar pelo campeonato esses apagões não podem acontecer. O finlandês levou o ponto extra da volta mais rápida. 

A Fórmula 1 retorna para a sua oitava corrida da temporada na França, no dia 23 de junho. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário