MENU

quarta-feira, 27 de abril de 2016

AS MULHERES NA FÓRMULA 1

Bernie Ecclestone, diretor executivo da Fórmula1, em recente entrevista declarou que não se dá para levar a sério as mulheres que querem ingressar no esporte. Por isso o Garota da Rodada vai refrescar a memória do executivo inglês e mostrar o que as mulheres já fizeram pelo esporte:

Maria Teresa de Filippis



Foi a primeira mulher a disputar um grande prêmio pela equipe Maserati em 1958, no total foram 5 provas e 3 largadas, mas nenhum ponto.

A italiana que faleceu em 9 de janeiro deste ano, aos 89 anos, em 1958 no Grande Prêmio da França, foi impidida de correr pelo comissário da prova Toto Roche, que declarou: uma jovem tão bonita como aquela não deveria usar nenhum capacete a não ser o secador do cabeleireiro", ao saber da declaração do comissário Maria Teresa disse que se o encontrasse esmurraria sua cara. Justo... 

Lella Lombardi

Também italiana, marcou a história da Fórmula a ser a única mulher a marcar um ponto em 1974 no GP da Espanha, quando chegou em sexto lugar, a melhor classificação de uma mulher.
Ao todo disputou 12 grandes prêmios, pilotando pela equipe Brabham. Em 1977 chegou a disputar uma corrida na NASCAR.
Lella morreu em 1992, aos 50 anos, vitima de câncer. 







Divina Galica

Estreou em 1976 pela equipe Hesketh , disputou apenas 3 grandes prêmios. O mais importante historicamente foi o da Grã-Bretanha em 1976, a única prova em que duas mulheres estiveram presentes.
Apesar de carreira no automobilimso não ter vingado, Divina disputou quatro edições dos Jogos Olimpicos de Inverno (1964, 1968, 1972 e 1992) pela modalidade esqui alpino. 



Desiré Wilson


Sul-africana filha de um importante piloto de motociclismo, disputou apenas um GP de Fórmula 1 em sua carreira, foi em 1980 no Grande Prêmio da Grã-Bretanha pela equipe Williams. 

Desiré participou de diversas corridas em várias categorias de automobilismo ao redor do mundo. Em 1982 tentou a sorte nas 500 milhas de Indianápolis, na Fórmula Indy. 



Giovanna Amati

Foi a última mulher a disputar uma corrida de Fórmula 1, em 1992 pela equipe Brabham, disputando 3 grandes prêmios. Atualmente a italiana trabalha como comentarista na Televisão italiana.
Durante sua breve estadia na Fórmula 1 causou algumas polêmicas e foi apontada como affair de Niki Lauda e Flavio Briatore. 






PILOTOS DE TESTES:

Depois disso as mulheres só estiveram presentes na Fórmula 1 como pilotos de testes são elas: Sarah  Fisher em 2002 pela McLaren; Katherine Legge em 2005, pela Minardi; Maria de Villota em 2012 na Marussia e Susie Wolff também em 2012 pela Williams. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário