MENU

domingo, 29 de abril de 2018

O QUE ROLOU #4 (GP do Azerbaijão)

Poderia ter mais uns três GPs do Azerbaijão, essa é a sensação que fica depois de mais uma corrida maluca nas ruas de Baku. O fim de semana já começou movimentado, com a possibilidade de os ventos e a baixa temperatura interferirem diretamente no resultado e terminou com acidente caseiro e um furo de pneu na última volta, pois é, Baku nunca te critiquei...

  • SORTE DE CAMPEÃO 
Lewis Hamilton não apareceu a corrida inteira, mas foi o grande vencedor da corrida do Azerbaijão, é a primeira vitória do inglês e da Mercedes do ano, que foi muito mais celebrada pela equipe do que pelo próprio Hamilton, que agora lidera o campeonato com quatro pontos de vantagem para Sebastian Vettel, que terminou em apenas quarto. 
Lewis Hamilton ganha o movimento grande prêmio do Azerbaijão e conquista a primeira vitória da temporada (FOTO: Twitter Mercedes)
  • QUASE... 
Se Lewis Hamilton anda com a sorte dentro de seu cockpit, não podemos dizer o mesmo de Valtteri Bottas, que fazia uma corrida discreta, mas liderava a prova, até que faltando menos de cinco voltas para o final, o finlandês viu seu pneu traseiro direito furado e suas chances de vitória irem para o ralo. Depois da prova, é claro que o dono do carro 77 estava bem chateado e disse aos jornalistas que talvez precisasse de uma cerveja depois de tudo isso, uma boa pedida. 
  • TUDO OU NADA 
Quem poderia ter vencido em Baku no dia de hoje foi Sebastian Vettel, que fez a pole no sábado e liderou boa parte da corrida. O alemão, que perdeu a liderança do campeonato, exagerou na manobra e foi da liderança para o quarto lugar (confira no vídeo abaixo). Após a prova, Vettel afirmou que estava feliz por ter tentado, mas triste por não ter dado certo. Será que esse risco pode custar caro no decorrer do campeonato? Veremos...


  • TUDO EM CASA 
Parecia ser um fim de semana bem tranquilo para a Red Bull em Baku, mas o domingo não terminou nada bem para Daniel Ricciardo e Max Verstappen. Depois de disputarem posições durante a corrida toda (de forma bem intensa, tocando rodas inclusive) na volta 41, após o primeiro pit stop da dupla o australiano encheu a traseira do carro 33, do holandês da RBR, veja no vídeo abaixo: 

É claro que em um acidente complicado como esse, principalmente se tratando de carros da mesma equipe, é difícil apontar para um culpado. O fato é que ambos tiveram a sua parcela da culpa. Vestappen, mudou de direção algumas vezes, nenhuma novidade para o jovem o piloto, e Ricciardo, me parece, que veio com muito cede ao pote. Erro para ambos, mas depois rever o episódio algumas vezes, a conta cede para o lado de Max, que ainda não consegui terminar uma corrida totalmente limpa neste ano. 
Precisamos também falar sobre a "culpa" da Red Bull, que estava vendo seus dois pilotos se estranhando curva a curva em Baku. Após a parada poderiam e deveriam ter devolvido a posição para Daniel Ricciardo, que ganhou a posição no braço de Max Verstappen. O saldo é negativo para as três partes envolvidas e esse incidente pode ditar muito o que será o ano de 2019 para a equipe. 

O QUE DISSERAM OS ENVOLVIDOS: 
  • Red Bull 
Helmeut Marko, consultor da equipe, é conhecido por não medir as palavras e fica meio óbvio saber qual foi sua opinião. Em entrevista a Sky Sports inglesa, logo após ao acidente, disse: 
“Eu não me importo de quem é a culpa. Os dois pilotos devem ter cérebro suficiente para evitar o acidente. Nós tomaremos medidas para garantir que isso não irá se repetir".
Daniel Ricciardo e Max Verstappen, estavam surpreendentemente calmos nas entrevistas pós-corrida e basicamente se limitaram a pedir desculpas para o time. O australiano ainda deu sua versão do acontecimento para a televisão inglesa. "Eu achei que havia um espaço por dentro. Uma vez que eu estava lá, tive que me comprometer à manobra. Mas, sim, vamos dizer que eu estou de coração partido em pensar como a equipe deve estar se sentindo agora."
Verstappen, por sua vez, preferiu reforçar a briga limpa que estavam tendo antes do acidente e preferiu não apontar um culpado, "Eu não acho que precisamos falar sobre quem foi culpado, porque, no fim, estamos correndo por uma equipe, estamos representando muita gente, e, quando isso acontece, não é bom para nós. Antes disso, a disputa estava dura, mas justa. Demos espaço um ao outro. Claro, tivemos alguns toques de roda, mas, em corrida, isso pode acontecer.", e completou, "como piloto, você sempre vai em busca de cada milímetro. Claro que você não fica feliz quando bate com o companheiro de equipe, mas somos muito justos um com o outro, então nos falamos imediatamente depois da corrida." 
  • IMAGEM DA CORRIDA
Fernando Alonso também teve seu momento de protagonismo no grande prêmio do Azerbaijão, logo no início da corrida o espanhol tocou em Sirotkin e teve um de seus pneus furados, o piloto consegui levar o carro para os boxes com dois pneus furados e rendeu esta imagem. 
  • GOSTAMOS
- Felipe Massa como comentarista. O ex-piloto foi o convidado especial da Globo para o grande prêmio do Azerbaijão e foi muito bem, contando detalhes mais curiosos da vida dos pilotos em Mônaco. Poderia voltar mais vezes. 
- Piloto do dia. Charles Leclerc foi eleito o melhor da corrida para os internautas, o atual campeão da Fórmula 2, fez uma corrida muito boa e consegui terminar em sexto lugar, com uma Sauber. Foram os primeiros pontos do monegasco na Fórmula 1. 
- Brendon Hartley. Falando em primeiros pontos, o neozelandês terminou na décima colocação e conquistou seu primeiro ponto na categoria, além de finalmente ter superado seu companheiro de equipe. 
- Pódio da Force India. Apesar de ser sido mais circunstancial é muito bom ver outras equipes e pilotos frequentando os pódios mundo a fora e tanto Sergio Perez quanto a própria Force India estavam precisando desse incentivo para dias melhores. 
  • NÃO GOSTAMOS: 
- Erro bizarro. Romain Grosjean, não contente em dar aquela erradinha básica durante o treino de classificação. Errou mais uma vez durante o Safety Car, não sabemos se dessa vez o francês chorou...

Nenhum comentário:

Postar um comentário