MENU

quarta-feira, 4 de maio de 2016

FÓRMULA 1 PERDE 25 MILHÕES DE TELESPECTADORES POR ANO

Não é de hoje que a Fórmula 1, vem perdendo telespectadores gradativamente ano após ano, entretanto dados divulgados recentemente mostram e chegam a assustar os fãs e patrocinadores da maior categoria de automobilismo do mundo. 
Os dados apontam que em 2008 a categoria tinha impressionantes 600 milhões de pessoas assistindo ao redor do mundo, já em 2013 eram 500 milhões de telespectadores.
A pior queda desses números aconteceu em 2013, quando a categoria deixou de ser assistida por impressionantes 50 milhões de pessoas, a partir deste ano a queda é de 25 milhões de televisores ligados por ano.
Esses dados no primeiro momento podem gerar milhares de especulações sobre o destino da questionada Fórmula 1, para a FOM (Formula One Management) empresa responsável pelas transmissões das corridas, afirma que assim como vários outros esportes a categoria vem sendo acompanhada de perto nas redes sociais, em 2016 já foram registrados 1 bilhão de menções do esporte nas principais redes sociais, além de ter 2,1 milhões de curtidas no Facebook (leia mais AQUI) e mais de 10,5 visualizações de seus vídeos na internet. Números igualmente expressivos. 

OPINIÃO: 
Não é de hoje que muitos questionam sobre a decadência de um dos principais esportes do mundo, o fato é que o número de torcedores vem caindo a cada ano e mostrando que os fãs estão cada vez mais exigentes e que a categoria não vem acompanhando essas exigências e deixando a desejar em vários aspectos como: a falta de competitividade entre equipes e pilotos é talvez a principal delas, além é claro da distância que os fãs são tratados pelos pilotos, que muitas vezes são retratos como verdadeiros deuses e preferem a distância do que a proximidade com os fãs. 
Entretanto a culpa por esses números não são de todos da FIA, de Bernie Ecclestone ou mesmo da FOM é parte de uma tendência que vem acontecendo na televisão mundial, muitos esportes inclusive o famoso futebol vem migrando para a televisão fechada, limitando assim o número de seu alcance. A Fórmula 1, também acompanha esses dados e em países como Itália, Inglaterra e Espanha o automobilismo só pode ser acompanhado na TV a cabo, vale lembrar o caso do Brasil, que em 2008 consegui impressionantes 21 pontos de audiência na televisão aberta e hoje não passa dos 9 pontos, em um dia muito bom.
Portanto, o momento é de reflexão em relação a esses dados divulgados,e claro de muito trabalho para uma grande reformulação no esporte, que é o que os fãs mais pedem nos últimos anos, não dá para ignorar que a Fórmula 1 vive momentos de decadência, mas também não há como ignorar que a categoria ainda é uma das mais influentes, uma prova delas é a transmissão das provas em mais de 200 países ao redor do mundo. Vale a pena esperar pelos próximos capítulos... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário