MENU

quarta-feira, 17 de abril de 2019

POR QUE TODOS AMAM ODIAR SEBASTIAN VETTEL?

Mesmo com quatro títulos mundiais na carreira Sebastian Vettel é o piloto mais contestado no grid. Verdade ou uma dose de implicância? (Reprodução/ Facebook Scuderia Ferrari)

Todos adoram odiar Sebastian Vettel na Fórmula 1 atual. Seja os fãs da categoria, as pessoas influentes das equipes, os comentaristas de TV e de sofá também, mas por que o alemão, que é tetracampeão na categoria está tão em baixa?

Me fiz essa pergunta depois do tumultuado GP da China, em que pela segunda vez do ano a Ferrari apostou todas as fichas em Vettel e por conta disso sacrificou a corrida de Charles Leclerc, o novo fenômeno do momento e ao contrário do alemão é o queridinho de todo mundo. Fico me perguntando se fosse ao contrário a iniciativa da equipe italiana seria bem mais aplaudida do que foi. 

O fato é que Vettel vem a cada corrida perdendo o prestígio dentro da categoria, talvez por conta da falta de títulos, já que o último conquistado foi lá em 2013, ou ainda porque é um piloto totalmente atípico dos queridinhos do momento. 

Isolado na Suíça, sem nenhum tipo de mídias sociais, um cara na dele, sem grande extravagâncias, sem tatuagens e até mesmo um pouco rabugento. O fato é que, muitas vezes, as pessoas tem uma memória para lá de seletiva e esquecem o que o atleta já fez dentro e fora do esporte. Na última sexta-feira mesmo, em um ato muito nobre Vettel pediu que seus mecânicos fossem ajudar a apagar o fogo da Toro Rosso de Alexander Albon, em sua chegada na China parou pacientemente no aeroporto para cumprimentar cada uma das fãs que estavam a sua espera e ainda registrou os parabéns que seu treinador recebeu das garotas. 

Na Fórmula 1, o alemão também não dá motivos do ódio, muitas vezes gratuito, que vem recebendo nos últimos tempos. O piloto é quatro vezes campeão do mundo, com o melhor carro? Sim, mas qual piloto foi campeão tendo o pior carro do grid? Ganhou e conquistou uma pole pilotando uma Toro Rosso, tem 52 vitórias, 55 poles positions e 112 pódios, mas ainda assim não é suficiente. 

Para mim, seu maior defeito é justamente viver a categoria com todas as emoções possíveis. Sebastian Vettel é um alemão de sangue quente e por isso comete muitos erros. Todo mundo possui algum defeito e o do tetracampeão é ser 100% emocional. Essa característica deveria ser valorizada pelos seus haters não são eles que cobram uma Fórmula 1 mais humana, sem grande interferência de máquinas? Pois é, são essas mesmas pessoas que ficam o tempo inteiro criticando o piloto mais coração do grid e que ficam torcendo por cada fracasso. 

Sebastian Vettel pode não ser o melhor piloto que a Fórmula 1 já teve e nem sequer é o melhor piloto do grid, mas colocar em suas costas todas as coisas ruins que a desorganizada Ferrari vem passando nos últimos anos e colocar na sua conta a pressão de que qualquer um poderia vencê-lo na pista é muita crueldade. Ninguém é tetracampeão a toa, portanto mais respeito para quem vem há anos conquistando o seu espaço na maior categoria do automobilismo mundial. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário