MENU

domingo, 28 de julho de 2019

O QUE ROLOU #11 (GP da Alemanha)

Que corrida!!! A Fórmula 1 precisou de uma chuva, uma pista raiz, boas atuações, uma redenção e uma área de escape traiçoeira para voltar aos bons tempos e fazer o torcedor quase subir no lustre. Confira o que de principal aconteceu em Hockenheim.

  • MAIS UMA
Max Verstappen tem bons motivos para se comemorar, em quatro corridas o holandês, de motor Honda, ganhou duas. Como de costume, uma largada ruim (e até mesmo meio estranha) serviu de motivação para o carro 33 aproveitar todas as oportunidades dessa corrida maluca e conquistar a sétima vitória em sua carreira, a segunda da Red Bull no ano. 
Max também foi eleito pelos internautas como o 'Piloto do dia', merecido!
Max Verstappen vibra com a sua sétima vitória, conquistada no Grande Prêmio da Alemanha (FOTO: Reprodução/ Twitter Max Verstappen)
  • REDENÇÃO 
Não podemos deixar de falar Sebastian Vettel, quando a chuva dá o ar da graça no circuito de Hockenhein. Ano passa, quando liderava o campeonato com oito pontos de vantagem, o alemão cometeu um erro bobo e perdeu uma vitória dentro de casa praticamente certa. De lá para cá, o desempenho do piloto da Ferrari vinha sendo bastante questionado e se falava até em uma aposentadoria. 

Mas hoje, o tetracampeão colocou todo o seu talento e saiu da última posição para a segunda colocação. Foi uma prova incrível, sem erros e muito consistente para Vettel, que esse seja o começo de uma redenção completa e que o dono do carro 5 e detentor de vários recordes na Fórmula 1 possa recuperar sua melhor forma e disputar muitos títulos. Quero ver agora os haters falar em aposentadoria....
Sebastian Vettel mostra seu troféu de segundo lugar para os torcedores presentes em Hockenheim. (FOTO: Reprodução/ Instagram Scuderia Ferrari)

  • ESSA FESTA VIROU UM ENTERRO 
Hoje realmente não foi o dia da Mercedes. A equipe alemã que trouxe um clima super diferente para comemorar seus 125 anos de envolvimento com o esporte a motor, não conseguiu um bom resultado e até o momento não pontuou com nenhum dos seus dois carros. 

Hamilton viveu um dia atípico, errou e ao tentar entrar nos boxes, por uma entrada alternativa (vamos chamar assim) foi punido com cinco segundo, o que levou o pentacampeão para a 12ª colocação, fora da zona de pontuação. Lewis não conseguiu se recuperar e não marcou pontos, essa façanha não acontecia desde o GP da Áustria do ano passado e a equipe alemã não pontuava desde o Grande Prêmio da Espanha de 2016, naquela ocasião Max Verstappen, de Red Bull, também ganhou a prova. 

Já Valtteri Bottas, acompanhou outros pilotos, errou e arregaçou o carro no muro, antes do erro fatídico o finlandês tentava de todas as formas passar Lance Stroll, a bordo de uma Racing Point. O dono do carro 77 não vive uma uma boa fase e se eu fosse Toto Wolf começaria a cogitar Esteban Ocon para ocupar o segundo carro da equipe alemã... 

Para encerrar o assunto Mercedes, deixo abaixo o vídeo de um pit stop raro atrapalhado, me lembrou muito a Red Bull no Grande Prêmio de Mônaco 2016. 
  • REDENÇÃO - PARTE II 
Quem também está mostrando serviço e deixando as críticas para trás é Daniil Kvyat, o russo levou uma Toro Rosso ao pódio no GP da Alemanha fez uma boa prova e mostra cada vez mais para a Red Bull que pode sim ocupar a vaga de um fraco Pierre Gasly. 

Bom resultado para a equipe italiana, que não subia ao pódio desde o Grande Prêmio da Itália de 2008, quando um jovem Sebastian Vettel venceu a todos também debaixo a chuva. 

Vale destacar também, que Kvyat tem motivos em dobro para comemorar, sua filha com Kelly Piquet nasceu na última noite, em Mônaco. O papai de primeira viagem, orgulhoso, dedicou o seu terceiro pódio da carreira a pequena Penélope.
Daniil Kvyat comemora com toda equipe o segundo pódio da Toro Rosso na Fórmula 1 (FOTO: Reprodução/ Twitter Toro Rosso)

  • GOSTAMOS: 
- Da atuação de Carlos Sainz: o piloto espanhol quase conseguiu o primeiro pódio e andou muito bem no GP da Alemanha, embora tenha tido muita sorte em um erro que poderia ter custado a sua corrida; 

- Da atuação da FIA: depois de ser muito criticada nas últimas provas, principalmente depois da decisão que tirou a vitória de Sebastian Vettel no Canadá, a Federação Internacional de Automobilismo, mostrou estar disposta a trazer um bom espetáculo para os fãs da categoria. Uma largada parada, mesmo em um momento de chuva, uma multa para a equipe e não ao piloto, são amostras que a instituição está aprendendo com seus erros e que quer deixar as corridas mais emocionantes; 

- Da corrida de Lance Stroll e Alex Albon: ambos fizeram uma boa prova e não cometeram erros que pudessem colocar o bom resultado em risco. O elogio se estende as equipes também, Racing e Point e Toro Rosso foram muito bem na estratégia. 

- Drive to survive presente: Pois é, a segunda temporada de série documental da Netflix foi confirmada esta semana, com as presenças de Mercedes e Ferrari e a equipe alemã escolheu justamente o Grande Prêmio da Alemanha para que o sistema de streaming tivesse acesso aos seus bastidores, vai ser um episódio bem interessante. Já estou ansiosa, e vocês?
  • NÃO GOSTAMOS: 
- Dos erros que custaram pódio: Assim como Bottas, Charles Leclerc e Nico Hulkemberg colocaram tudo a perder por conta de erros em uma pista perigosamente molhada e traiçoeira. O monegasco poderia ter vencido a corrida, mas os erros repetidos no mesmo lugar, custaram caro, acredito que seja culta de falta de maturidade ainda. 

Já Hulkemberg tinha tudo para subir ao pódio pela primeira vez em sua longa carreira, ainda no Grande Prêmio de casa, mas o alemão jogou fora um ótimo resultado para ele e para a própria equipe, que perdeu Daniel Ricciardo logo no início da corrida por conta de um problema no escapamento. Mais um fim de semana para esquecer da Renault. Quando será a próxima chance como essa para Hulk? Difícil dizer.... 

- Da corrida de Pierry Gasly: não tem como defender o francês mesmo, enquanto Max Verstappen sobe ao pódio, ganha duas corridas, do outro lado da garagem, Gasly pena para conquistar bons resultados, hoje não foi diferente e em nenhum momento mostrou que poderia lutar por uma posição melhor do que sétimo, foi ultrapassado inclusive por Albon, que pilotava uma Toro Rosso. 

Helmult Marko e a Red Bull não são conhecidos por terem muita paciência com os seus pupilos e com a ascensão da dupla da Toro Rosso pode ser que Pierry Gasly não termine a temporada na equipe, e sinceramente com toda a razão. Em 2016, Kvyat estava bem melhor e foi rebaixado para a equipe B. 

Confira como terminou o grid depois do GP 'maluco' da Alemanha:
Max Verstappen conquista a sua sétima vitória na Fórmula 1, após um Grande Prêmio da Alemanha inesquecível (FOTO: Reprodução/ Twitter F1)

Mesmo sem pontuar, Lewis Hamilton continua líder. Confira a classificação do campeonato de pilotos:

Apesar de sair zerado da Alemanha, Lewis Hamilton continua na ponta, com uma vantagem confortável (FOTO: Reprodução/ Twitter F1)

A Fórmula 1 para a sua décima segunda etapa, a última antes das férias de verão, na Hungria no próximo domingo, 4 de agosto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário